Por: PrEP América do Sul
Foto: André Machado
O Prof. Dr. André Machado, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), coordenador do projeto de pesquisa “Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para prevenção ao HIV na América do Sul: etnografia das experiências de acesso, uso e gestão”, o PrEP América do Sul, apresentou a iniciativa no Seminário Marco Zero, organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS). O evento ocorreu de forma presencial no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília/DF, entre os dias 10 e 14 de junho.
O seminário reuniu os 201 projetos contemplados pela Chamada Pública Nº 21/2023 – Estudos Transdisciplinares em Saúde Coletiva. Este edital teve como propósito apoiar projetos de pesquisa que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no Brasil, integrando transversalidade e interseccionalidade em saúde coletiva. O financiamento é fruto de uma parceria entre o Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Decit/SECTICS/MS) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O Seminário Marco Zero é um dos três encontros previstos no edital para o monitoramento e avaliação dos projetos financiados pelo CNPq e pelo Ministério da Saúde. Durante o evento, os coordenadores apresentaram seus projetos de pesquisa, com ênfase na metodologia, visando alinhar as pesquisas às áreas técnicas do Ministério da Saúde envolvidas com cada tema. Outros objetivos incluíram esclarecer a aplicabilidade das pesquisas para o Sistema Único de Saúde (SUS), explicitar os direitos e deveres dos pesquisadores na relação com o Ministério da Saúde, orientar a elaboração do plano de tradução e disseminação do conhecimento e instruir a inclusão das informações dos estudos no Pesquisa Saúde. O evento contou também com mesas de discussão, incluindo a participação do Presidente do CNPq, Dr. Ricardo Galvão.
O Prof. Dr. André Machado destacou a importância do evento: “Participar do Seminário é uma oportunidade para ampliar redes de colaboração, revisar trajetórias e avaliar as ações implementadas até o momento nos projetos financiados pelo CNPq e pelo Ministério da Saúde. Para o projeto PrEP América do Sul, o Seminário Marco Zero oferece um espaço privilegiado para refletir sobre o impacto real de nossas pesquisas na gestão e formulação de políticas de saúde pública no SUS. Estamos comprometidos em utilizar nossos dados e achados para influenciar positivamente a gestão da saúde e as decisões políticas que afetam diretamente a população. Este tipo de evento também nos permite questionar e refinar nossas abordagens. É um momento de formulação de ideias que fortalece a trajetória do PrEP América do Sul, garantindo que estejam alinhadas com as necessidades reais e emergentes da sociedade”.
A participação ativa no Seminário Marco Zero reforça o compromisso do PrEP América do Sul com a pesquisa pública em saúde e a expansão de suas redes de parceiros. Esta iniciativa do CNPq e do Ministério da Saúde destaca a importância de revitalizar o financiamento científico de maneira interdisciplinar, colocando a colaboração no centro do debate. Além disso, esta política científica sublinha a necessidade de investimentos contínuos em pesquisas que respondam às demandas emergentes da sociedade, promovendo uma saúde pública mais equitativa e sustentável para todos os brasileiros e a comunidade internacional.